"Dona BBC em Crise: Chefão Demite-se e Trump Faz Agradecimento na Rede Social!"
Na manhã de domingo (9), o clima estava tenso na BBC. Após o anúncio da renúncia de Tim Davie, o chefão da emissora, Donald Trump decidiu usar sua plataforma Truth Social para alfinetar a situação e agradecer ao jornal Telegraph por "expor jornalistas corruptos".
Nas redes, Trump não segurou as palavras: "As grandes figuras da BBC, incluindo TIM DAVIE, estão todos pedindo demissão ou sendo DEMITIDOS, porque foram pegos manipulando meu discurso perfeito de 6 de janeiro". Ele deixou claro que achava os jornalistas em questão desonestos e afirmou que, além disso, eram de um país amigo, o que considerou uma "coisa terrível para a democracia".
A BBC enfrentou uma pressão crescente após um relatório interno vazado que criticava falhas na cobertura da guerra Israel-Hamas, questões sobre gênero e o polêmico discurso de Trump em 6 de janeiro de 2021.
A Casa Branca também não ficou calada. Recentemente, chamou a emissora de "máquina de propaganda", especialmente depois que o programa Panorama editou partes do discurso de Trump, dando a entender que ele incentivou os distúrbios no Capitólio.
Tim Davie, que esteve à frente da BBC desde 2020, disse que sua decisão de deixar o cargo foi resultado de "reflexões sobre as intensas demandas pessoais e profissionais em tempos tão conturbados".




