Placa Tectônica em Ação: Cientistas Registram Rompimento Inédito!
Cientistas estão em polvorosa! Pela primeira vez, foi registrado o rompimento de uma placa tectônica em uma área de subducção. A cena de cinema acontece na placa Juan de Fuca, que fica no fundo do Oceano Pacífico, entre o Canadá e os Estados Unidos.
A crosta da Terra é formada por 15 placas tectônicas, que não se mexem à vontade, já que estão todas juntas, uma encostada na outra. É nesse "jogo" que surge a subducção, onde uma placa desliza para baixo da outra, mergulhando no manto terrestre.
Um estudo divulgado em setembro mostra que esse processo, que começou há milhões de anos, pode estar chegando ao fim com a ruptura de uma dessas placas. Esse fenômeno poderá criar um novo "limite" para essa enorme região!
Esse evento pode nos ajudar a entender como a superfície da Terra muda ao longo do tempo. Os cientistas ainda estão descobrindo o que pode acontecer a seguir e quanto tempo levará para a placa se romper completamente, já que esta é a primeira vez que testemunhamos algo assim ao vivo.
Mas fique de olho! Essa ruptura pode indicar um aumento do risco de terremotos na região norte do Pacífico.




