Harvard em Foco: Formandos Enfrentam Novas Incertezas
Hoje é dia de festa na Universidade de Harvard! Os alunos do último ano finalmente recebem seus diplomas, mas a celebração vem com um gosto amargo. Muitos formandos estão refletindo sobre os desafios enfrentados, especialmente os estudantes internacionais, que lidam com um futuro incerto após a pandemia de Covid-19.
Leo Gardén, um sueco que marcou presença em um comício na terça-feira (27), decidiu levantar a voz em apoio aos alunos de fora. Durante seu discurso, ele destacou: “Vim para cá logo após a pandemia. O próximo semestre pode não ser fácil para nós, já que muitos internacionais não conseguiam voltar. Esses quatro anos foram fundamentais para nossa experiência no campus.”
As tensões aumentaram com o ex-presidente Donald Trump sugerindo que a Universidade deve limitar o número de alunos internacionais para 15%. Atualmente, esses estudantes representam mais de 25% do total.
Outro formando, Chukwudi Ilozue, também deixou sua opinião: “É estranho sair da universidade com as mesmas incertezas que encontramos ao entrar. O medo da repressão aos estudantes internacionais me preocupa muito. Espero vê-los por aí, mas as últimas ações me deixam triste.”
Por fim, Ilozue fez uma comparação com os desafios da pandemia: “Achávamos que a Covid era algo insuperável, mas conseguimos superar. Trump pode tentar nos derrubar, mas não vai vencer essa batalha.”
Os formandos de Harvard saem para o mundo, mas as incertezas do presente ainda estão rockando!