Concorrência no Tecon 10 é um avanço para o Porto de Santos!

Porto de Santos em Alta: Leilão do Tecon Santos 10 Agita o Mercado!

O presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, deu uma entrevista e não economizou nas expectativas sobre o leilão do megaterminal de contêineres Tecon Santos 10. Segundo ele, a competição acirrada no processo de licitação é um bom sinal para o Porto de Santos.

O Tribunal de Contas da União (TCU) está avaliando a participação de empresas que já operam no Porto, depois que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) sugeriu restrições. Pomini afirmou que a APS seguirá a decisão do TCU, lembrando que em situações semelhantes, empresas já atuantes foram impedidas de participar para evitar concentração de mercado.

Ele destacou que, ao aumentar a concorrência, o Porto tende a conseguir uma outorga maior, o que é essencial para as finanças do projeto. "Esperamos um parecer final do Tribunal, que será respeitado, claro, mas um maior número de concorrentes é sempre uma boa notícia para nós", comentou.

Obra do Túnel Santos-Guarujá: Investimento Pesado!

Na mesma entrevista, Pomini falou sobre o esperado túnel ligando Santos ao Guarujá, um projeto robusto que já conta com um investimento de R$ 6 bilhões e deve ser concluído até novembro de 2026. "Estamos trabalhando para que tudo esteja dentro das normas federais. Algumas exigências foram encaminhadas ao governo de São Paulo para serem incluídas no edital e no contrato da concessão", explicou.

As principais exigências incluem:

  • O ativo do túnel ficar sob a posse da APS, e não do estado, garantindo que volte ao Porto após a concessão de 30 anos.
  • Reconhecimento do túnel como uma obra de infraestrutura, fundamental para as operações portuárias, e não apenas como uma alternativa de mobilidade urbana.
  • Relatórios regulares da empresa vencedora para evitar qualquer interrupção nas operações do Porto.

As mudanças propostas visam garantir que as obras sigam dentro do cronograma e não impactem negativamente as operações do Porto. Pomini reforçou que essas exigências são cruciais para o andamento do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *