Brasil Lança Plano Ambicioso para Investimentos Verdes até 2035!
Nesta quarta-feira (15), o Brasil deu um grande passo em direção ao futuro sustentável ao revelar um plano global em Washington para aumentar o financiamento climático e garantir trilhões de dólares em investimentos verdes até 2035. O projeto, liderado pelo ministro Fernando Haddad, foi uma das estrelas nos Encontros Anuais do FMI e do Banco Mundial, contando com a participação de 35 países.
O plano é parte da estratégia brasileira na COP30 e visa mobilizar impressionantes US$ 1,3 trilhão por ano em ações climáticas. Entre os países que assinaram o documento, estão potências como China, Reino Unido, França e Canadá.
Com cinco eixos prioritários, o relatório busca expandir o crédito para iniciativas sustentáveis, reformar a estrutura dos bancos de desenvolvimento e incentivar inovações financeiras no setor privado. Segundo os dados apresentados, apenas 10% do financiamento climático global chega a países emergentes, um número que precisa urgentemente mudar.
O documento é uma chamada à ação: a inação não é opção, já que as populações mais vulneráveis são as que mais sofrem. O foco é garantir um fluxo de capital adequado para um desenvolvimento que respeite o meio ambiente.
Mais de 30 países reconheceram o papel essencial das finanças na transição verde e demostraram apoio à liderança do Brasil na COP30. A mensagem é clara: a transformação climática só será possível com um esforço conjunto em todas as esferas econômicas.




