União Europeia Quer Acordo Climático até Setembro: A Luta por Novas Metas!
A União Europeia está a mil por hora! A maioria dos países-membros quer fechar um acordo sobre a nova meta de mudança climática até setembro de 2040. O clima tá pegando fogo, e a intenção é reduzir em 90% as emissões em relação a 1990. E para ajudar, ainda dá para comprar créditos de carbono internacionais para atingir a meta.
Dinamarca no Comando das Negociações
A Dinamarca, que agora está na presidência rotativa da UE, está no comando das negociações. O ministro dinamarquês do clima, Lars Aagaard, afirmou que é crucial a união entre os países nesse momento: “Temos uma janela muito pequena para encerrar essas negociações.”
Oposição de Alguns Países
Luis não tá fácil! Polônia, Hungria e República Tcheca estão aquecendo os ânimos e pedindo mais tempo. O vice-ministro polonês do Clima, Krzysztof Bolesta, declarou que a pressão para um acordo rápido não é razoável, já que isso impacta toda a economia.
Meta de 2040 em Meio a Tensões
Enquanto isso, a meta de 2040 está gerando burburinhos políticos. A Europa, que enfrenta ondas de calor e incêndios devastadores, precisa decidir o quão ambiciosa quer ser. Alguns países estão preocupados com a falta de clareza nas flexibilidades propostas pela Comissão para facilitar a meta de 90% de redução.
A corrida está acelerada, e a UE tem até setembro para apresentar a nova meta climática para 2035 à ONU, que vai depender da decisão em torno da meta de 2040. As negociações estão a todo vapor, e o mundo todo vai estar de olho!