Crescimento Moderado em Lácteos Previsto para 2026!

Alerta no Setor Lácteo: Expectativas Baixas Para 2026!

O setor de laticínios vai entrar em 2026 em modo "cautela total". É o que mostram as previsões, com um crescimento projetado de apenas 2% na produção nacional, bem menos que os 7% alcançados em 2025. A situação complicou com a rentabilidade dos produtores em baixa e um PIB que deve crescer só 2%. Natália Grogol, do Cepea, afirma que o ritmo de produção precisa ser moderado para reequilibrar oferta e demanda.

Com a volatilidade dos grãos em queda, há uma luz no fim do túnel: os custos de ração podem estabilizar e abrir espaço para melhores margens, mesmo que as receitas continuem pressionadas. O terceiro trimestre de 2026 promete uma estabilidade nos preços, mas prepare-se para algumas altas entre maio e agosto, quando a captação nas fazendas tende a cair.

O Ano Começa Difícil

O primeiro semestre de 2026 deve ser um reflexo dos problemas acumulados em 2025. A indústria começou o ano com estoque alto e enfrenta o desafio de vender em um cenário cada vez mais competitivo, com muitos laticínios importados no mercado. Geraldo Borges, presidente da Abraleite, alertou sobre a necessidade de escoar essa produção.

Retomada Complicada

Depois de um 2023 difícil, o setor lácteo se recuperou em 2024, aumentando a produção e a oferta. Mas com o consumo estagnado e as importações subindo, o equilíbrio do mercado interno ficou comprometido. No fim de 2025, esse excesso de produção levou a uma reestruturação necessária.

Borges explica que o mercado formal de leite no Brasil é de cerca de 25 bilhões de litros por ano, com mais 2 bilhões de litros fora do sistema de inspeção. As importações aumentaram de 1,5% para 9% do total consumido em 2025, o que afetou ainda mais a oferta em um momento de baixa demanda.

Preços em Queda

O aumento da produção, somado ao consumo fraco, pressionou os preços, resultando em margens apertadas para produtores e indústrias. O primeiro trimestre de 2025 apresentou números positivos, mas a situação se complicou no segundo. O preço médio do leite caiu para R$ 1,9966 por litro em dezembro de 2025, uma grande queda de 5,78% em relação a novembro e de 25,79% comparado ao ano anterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *